Dicas para iniciantes na pescaria.
(Tempo de leitura: 6 minutos)
Você é iniciante na pescaria e ainda não sabe direito por onde começar? Ouviu os amigos falando sobre pesca, achou interessante e quer experimentar? Ou só quer algumas dicas que vão facilitar a sua vida? Separamos estas dicas para você!
Por que pescar?
Muitas pessoas não entendem o nosso esporte. Qual pescador nunca ouviu aquela velha pergunta: “Qual é a graça de devolver o peixe?” Sim, esta e outras dúvidas são mais comuns do que parecem.
Aí vem a questão: por que pescar?
É claro que existem muitos motivos, variando de pescador para pescador e conforme a situação. Contudo, muitas pessoas gostam do contato com a natureza. Estar cercado de árvores, água a perder de vista, montanhas, mato, sem o ritmo frenético das cidades.
Outras pessoas pescam pela amizade. Não existe coisa melhor do que passar um momento com amigos, família ou até sozinho, sem o estresse do dia a dia.
O desafio. Muitos tem na pesca esportiva como esporte, entendem que ser desafiado pela natureza, estudar o comportamento, leitura de ambiente, até chegar no seu desafio final, faz desse hobby virar um esporte.
E, evidentemente, não podemos esquecer a diversão. Pescaria também é ditração e a famosa resenha com a galera.
O que preciso para pescar?
Vamos direto ao ponto. É claro que as suas escolhas serão determinadas pela modalidade que deseja praticar. Por exemplo: uma pescaria em alto-mar tem exigências muito diferentes de uma ida ao pesqueiro próximo de casa.
Por isso, vamos dar algumas dicas úteis para qualquer pescador e principalmente para os iniciantes.
Monte um conjunto de pesca equilibrado
O sucesso da sua pescaria, em grande parte, vai depender do equipamento. Não se trata apenas de comprar os produtos mais caros da loja. Muitas vezes, um material custo X benefício é o mais adequado para certo tipo de pescaria. Por isso, é importante saber escolher o tipo de molinete, vara, isca, e afinal de contas o conjunto mais equilibrado para a sua modalidade.
Escolha um bom local para pescar
Sabemos que o custo de vida não está fácil. Além disso, dependendo da distância e outros custos podem acrescentar um preço significativo à sua pescaria. Por isso, antes de sair, pense bem no local que deseja visitar. Uma pesquisa na internet pode apontar vários pesqueiros próximos à sua casa, dispensando longas viagens. Além do custo, considere a experiência que o local pode oferecer – refeição, entretenimento, conforto para você e sua família.
Qual tipo de peixe que deseja pescar
É verdade que nenhum pescador tem o poder de escolher qual peixe vai morder a sua isca. Se fosse possível, todo mundo sempre optaria por aquele belo troféu de só Deus sabe quantos quilos... Porém, quando viajamos a uma determinada região, podemos supor quais espécies vivem ali, e a partir daí montar conjuntos coerentes.
O que você achou das dicas?
Estas foram apenas algumas dicas rápidas que podem facilitar (e muito) as suas pescarias.
Vale lembrar que a pesca é um esporte muito amplo, que permite diversas técnicas. Então é muito importante pesquisar, ler, testar coisas e consultar outros pescadores, descobrindo o que funciona melhor para você.
Confira também:
• Material custo X benefício
• Tipos de carretilhas
• Tipos de iscas artificiais
• Tipos de molinetes