Pesquisando...
X
HOME / Blog / Como escolher alicate para pescarias.

Por que usar alicate nas pescarias?

PUBLICADO POR Equipe Maruri EM 31 Dez 2022
Diferenças e funções dos alicates na pescaria.

(Tempo de leitura: 6 minutos)

Sim, pescador também usa alicate. Mais do que isso: o alicate é um item fundamental para tornar as pescarias mais práticas e seguras, facilitando a vida do pescador. Por isso, trouxemos algumas dicas para você que ainda não sabe qual modelo de alicate escolher.

resumo
Alicate para corte

Existem diversos modelos de alicates, com funções diferentes. Alguns são desenvolvidos para corte, e mesmo dentro desta categoria, podemos encontrar alicates para o corte de um material específico, como linhas mono ou multifilamento, cabos de aço ou até anzóis.

Para que serve o alicate de pesca?

Outros alicates são projetados para o manuseio de anzóis e garateias. Quando o peixe “Encharutar” a isca, é necessário utilizar um alicate mais comprido, capaz de alcançar a isca e realizar a extração.
Para evitar acidentes, recomenda-se que o pescador não manuseie anzóis com as mãos. Os peixes, mesmo depois de cansados após uma longa briga, podem mover o corpo súbita e violentamente, e é nesse momento que o pescador, se não estiver devidamente precavido, pode ter as mãos perfuradas pelo anzol.
Além de recuperar anzóis de uma forma mais segura e garantir o manuseio correto, também é possível usar o alicate para amassar as farpas dos anzóis, favorecendo a modalidade do pesque e solte.
Um dos grandes diferenciais do alicate é a praticidade, isto é: a troca rápida de argolas, garateias, giradores e linhas que se romperam ou precisam ser substituídas.

resumo
Alicate de contenção

Tem a função de ajudar durante o manuseio do peixe, impedindo que o pescador utilize os próprios dedos e garantindo segurança a ambos: peixe e pescador.
O modelo tradicional, de metal, é chamado alicate de contenção. Algumas versões têm até balança. Contudo, este modelo tem caído em desuso, uma vez que o manuseio incorreto pode, muito facilmente, ferir a boca dos peixes, sobretudo das espécies mais sensíveis, como as carpas.
Os modelos de plástico são menos agressivos, além de terem algumas vantagens técnicas, como a flutuação (caso caiam na água), resistência à corrosão e a leveza.

Como escolher um alicate para pesca?

Equipamentos submetidos à umidade precisam ser resistentes. É claro que a qualidade do material não substitui limpeza, lubrificação e armazenamento adequados. Contudo, um dos diferenciais de um bom alicate são a resistência à corrosão, à viscosidade dos peixes e ao suor e poeira transmitidos através do manuseio.

resumo
Outro diferencial é acompanhar um bom porta-alicate, também conhecido como bainha. Prefira modelos com argola e cordão, para manter o seu alicate sempre ao seu alcance, para saque rápido.
Um design mais moderno também agrega conforto na pegada e aderência ao manusear, evitando o deslizamento causado pela umidade.

Qual alicate escolher?

Agora que você conhece essas dicas, considere as funções mais importantes para o seu tipo de pescaria.
Na categoria ALICATES do nosso site, você encontra modelos exclusivos para corte, manuseio de anzóis e garateias, ou modelos com múltiplas funções: https://maruri.com.br/acessorios/alicates

Categorias

Relacionados