Pesquisando...
X
HOME / Blog / Conheça as partes de uma isca artificial.

Iscas artificiais: conheça cada parte.

PUBLICADO POR Equipe Maruri EM 03 Dez 2022
Conheça cada parte de uma isca artificial e como elas influenciam as pescarias.

(Tempo de leitura: 6 minutos)

Já ouviu falar em pitão, barbela, garateia, e não entendeu nadinha? Ou ficou com alguma dúvida que quis esclarecer? Não se preocupe: acabamos de preparar uma explicação clara sobre as principais partes de uma isca artificial!

O que é isca artificial?


Grosso modo, todo e qualquer objeto utilizado para atrair peixes, produzido de material sintético - de variadas densidades, pode ser considerado uma isca artificial.
Mas é claro que... nada é tão simples.
Existem iscas dde madeira, metal, silicone, plástico e entre outros, com diversos formatos, peso, tipos de nado, ação e cores. Muitas empresas e pescadores especializaram-se em compreender como é possível tornar uma isca mais atrativa para os peixes. (Quem aí lembrou do mestre Nelson Nakamura?)
Portanto, o estudo das iscas artificiais já é uma verdadeira ciência, complexa e que envolve muita experiência e uma olhar bastante atento sobre a natureza.

Como escolher uma boa isca artificial?


resumo
Uma das primeiras coisas que vem à mente, quando pensamos em iscas artificiais, é o formato do corpo. Uns são maiores, outros menores, mais ou menos leves, com perfil achatado, redondo, curvo...
Uma boa escolha precisa levar em consideração o tipo de ação desejada. Outro ponto importante é o acabamento, este fator pode determinar a pintura, textura da sua isca, aumentando a atração dos peixe

resumo

O que é barbela?


A barbela é uma peça de plástico, presente em algumas iscas artificiais. Geralmente encontrada em plugs (iscas duras), na região da boca, mas pode estar em outras regiões, como rabo ou costas.
A função da barbela é modificar a profundidade e o nado da isca. Quanto mais comprida a barbela, maior será a área pressionada pela água, arrastando a isca para o fundo da água.
Contudo, a barbela também influencia no balanceamento da isca, alterando seu peso e resistência ao vento durante os arremessos e nados.

resumo

Os olhos das iscas artificiais fazem diferença?


É difícil ter uma certeza definitiva sobre se os olhos das iscas são fatores determinantes para o sucesso da captura. A natureza não é uma coisa fácil de decifrar. Porém, os predadores podem preferir iscas mais realistas, semelhantes àqueles peixes que eles estão acostumados a comer.
E quem já pescou algumas vezes sabe que, na pescaria, a diferença entre o sucesso e o fracasso pode estar em detalhes mínimos, como a cor da linha, o formato do anzol e – por que não – os olhos da isca.

Esferas e efeito sonoro das iscas artificiais
As esferas sonoras são chamadas de “rattlin”. Elas fazem barulho durante o nado, alertando os predadores. Têm também a função de fazer peso e contra-peso no momento do arremesso, lançando a isca numa distância mais longa.


resumo

Pitão e Split ring


Componentes de metal ou aço inox. Seu objetivo é unir outros materiais à isca. Estes materiais podem ser a linha de pesca, um snap ou girador, anzol ou garateia.

Gostou dessas informações? Esperamos que sejam úteis para as suas escolhas de iscas artificiais.
Agora que você entende mais sobre como funcionam as iscas artificiais, confira também estes conteúdos:

Tipos de iscas artificiais
Superfície
Meia-água
Fundo

Categorias

Relacionados