Pesquisando...
X
HOME / Blog / Tipos de iscas artificiais para pescaria esportiva.

Tipos de iscas artificiais.

PUBLICADO POR Equipe Maruri EM 19 Nov 2022
Como as iscas são classificadas e qual modelo é ideal para você.

Qual é a isca mais efetiva para as suas pescarias? Entenda como classificamos as iscas da Maruri e melhore os seus resultados. (Tempo de leitura: 10 minutos)

Quais são os tipos de iscas artificiais?

Diferentemente de outros equipamentos, como carretilhas e molinetes, iscas têm uma classificação mais extensa, por existir uma grande variedade de modelos e modalidades.
Então se prepare porque a lista é longa!

Até o presente momento, classificamos as iscas Maruri em:
• Superfície
• Meia-água
• Fundo
• Jig Head & Metal Jig
• Spinner Bait
• Camarão & Lula
• Frogs & Ratos
• Peixinhos de silicone
• Soft Bait
• Fly & Sabiki

resumo
Iscas de superfície.


Uma das classificações mais tradicionais de iscas artificiais separa as iscas conforme a profundidade de nado, isto é: a profundidade máxima que as iscas podem alcançar.
As iscas de superfície, como o nome sugere, são aquelas que não descem além da lâmina d’água. São muito utilizadas quando os peixes estão mais ativos, saindo das tocas para alimentar-se ou enfrentar ameaças.
Estas iscas estão entre as preferidas dos pescadores que gostam de ver uma explosão eletrizante na superfície.
Iscas de superfície

resumo
Iscas de meia-água


Podem atingir a profundidade máxima de 1,20m. Como característica marcante, costumam ter uma barbela com tamanho mediano.
Quando o peixe não quer atacar na superfície, uma boa estratégia é descer um pouco mais no nível da água.
Iscas de meia-água

resumo
Iscas de fundo


Principalmente no inverno, os peixes ficam mais manhosos, ou seja: acanhados, escondidos e extremamente desconfiados. Além disso, poupando energias, evitando distanciar-se da toca com nados que exijam mais energia e envolvam um risco maior à sobrevivência.
Quando os peixes estão mais manhosos, as iscas de fundo podem ser uma ótima alternativa.
Algumas iscas de fundo têm barbela alongada, alcançando maiores profundidades. Outras são equipadas com anzol anti-enrosco, para não ficar presas em lugares cheios de estruturas (galhos, pedras, cascalhos).
Iscas de fundo

resumo
Jig Head


Uma das principais características do jig head é adicionar peso à isca. Geralmente são fabricados com chumbo, mas podem ser encontrados em modelos com metais variados, e projetados para montagens para soft baits.
São muito utilizados no inverno, quando os peixes estão mais manhosos, pois a ideia do jig é afundar até o nível onde os predadores podem estar nestas situações.
Confira a lista de Jig heads e metal jigs

resumo
Spinner Bait


Os spinner baits são encontrados em diversos tamanhos e variações: com uma, duas, três ou mais lâminas, cabeça chapada, redonda, triangular, corpo de isca soft, shad, criatura, entre várias outras possibilidades.
Por seu peso, normalmente os spinners são mais utilizados em pescarias de meia-água e fundo.
Um dos grandes diferenciais dos spinners são as vibrações e brilhos causados pelos metais, provocando e atraindo predadores com forte senso de proteção territorial.
Spinner baits

resumo
Camarões e lulas


O camarão é uma das melhores iscas para pescarias de praia e costeira, por servir de alimento para muitos peixes dessas regiões. Robalos, xaréus, linguados, são exemplos de predadores que podem ser fisgados com camarões.
As lulas também são eficientes em pescarias de água salgada e oceânica, podendo atrair desde os pequenos até os grandes troféus.
Camarões e lulas

resumo
Frogs e ratos


Animais maiores como roedores, sapos e pererecas, são ótimas escolhas em pescarias de traíras, embora também rendam boas fisgadas em outras modalidades. Mas é com as traíras e trairões que os frogs e ratos mostram mais resultados.
Muitos modelos já vêm equipados com anzóis anti-enrosco, porque em geral essas iscas são trabalhadas em brejos e terrenos cheios de estruturas.
Outros modelos são montados com cerdas de silicone, spinners e outros componentes projetados para produzir mais vibrações na água.
Sapos e ratos

resumo
Peixinhos de silicone


Demonstram alto rendimento quando a intenção é pescar tucunarés, traíras, cachorras e outros predadores.
Variam de formato, profundidade, ação e componentes. Podem ser montados com spinner, anzol reforçado, quantidade variada de garateias.
Um dos diferenciais destes peixinhos é mesclar iscas soft e características dos plugs, como o formato realista dos peixes – realismo aumentado pela textura do silicone.
Peixinhos de silicone

resumo
Iscas Soft Bait


Esta categoria engloba todo o grande campo de iscas fabricadas a partir do silicone.
Aqui estão inclusas minhocas, shads, girinos, peixinhos, criaturas, salamandras, lagostins, plânctons que podem fazer parte do cardápios dos predadores.
Para dobrar as suas fisgadas, é importante considerar qual tipo de presa compõe a alimentação dos peixes da região.
Por outro lado, talvez uma refeição diferente, com ação provocante, chame mais atenção do que as iscas que os peixes já estão acostumados.
Lista de iscas soft

resumo
Iscas Fly


Simulam moscas e insetos que podem aterrissar ou cair na água.
Uma boa isca fly precisa ter, entre suas qualidades, o realismos, a leveza e a resistência, parecendo um inseto e ao mesmo tempo não deixar a fisgada escapar.
Lista de iscas para Fly

resumo
Sabiki


Uma cadeia de anzóis, unidos com a finalidade de capturar pequenos cardumes.
Em muitos casos, vem equipado com missangas fluorescentes, para aumentar a visibilidade em pescarias embarcadas ou dias nublados. Outros modelos são montados com iscas soft, atraindo predadores típicos de uma determinada região.
Lista de sabikis

Categorias

Relacionados